apresentação dos colaboradores do 'Cidades'

O 'Cidades pela Retoma' começa, aos poucos, a criar raízes e a dar alguns frutos.

Temos em desenvolvimento quatro tipos de iniciativas:


As sessões de reflexão local (que visam desenhar uma 'agenda local para a retoma, reforma e transição') apoiadas pela dinamização de núcleos de trabalho em diferentes cidades.

  • No Porto, o núcleo de trabalho é constituído (entre outros) pelo Miguel Barbot, Carlos Romão, Vítor Silva, Francisco Flórido e pelo Rodrigo Cardoso. Planeiam o segundo encontro 'Cidades' para breve (com programa muito rico e interessante, sobre iniciativas inovadoras em tempo de 'vacas magras').
  • Em Aveiro, o núcleo é formado (para já) pelo Fernando Nogueira e por mim. O Fernando tem uma ideia muito interessante (à volta do tema da mobilidade suave) que em breve será apresentada.
  • Em Coimbra, o núcleo é coordenado pelo Gil Ribeiro. Em articulação com um grupo de teatro da cidade (Marionet) está a organizar uma interessante iniciativa de animação da Rua Sá da Bandeira.
  • Na Guarda, é o Frederico Lucas que está a dinamizar o núcleo. Está a tentar mobilizar colegas para lançar a reflexão.
  • Em Torres Vedras, é o Rui Matoso que coordena os trabalhos. Está também a equacionar lançar uma primeira reflexão sobre o tema
  • Em Lisboa, ainda não existe um núcleo. Mas já existe um tema - Bairros: Retoma ou Transição (sugerido pelo Mário Alves e João Seixas, que mostraram disponibilidade para dar um contributo na dinâmica cívica que se venha a criar).
  • Em Faro, é o Bruno Lage, da Associação Faro 1540, que tem dinamizado as várias iniciativas. Esta semana (18 FEV) organiza o 2.º encontro 'Cidades' sobre o tema da mobilidade.

O mapa de 'blogues de cidades' (designada 'Global City 2.0' com blogue dedicado http://globalcity.blogs.sapo.pt/), que pressupõe também a criação de uma rede informal entre dinamizadores cívicos (e que mereceu destaque recente na TSF).

  • Este grupo é constituído pela Catarina Rodrigues e por mim próprio, eventualmente alguns outros colaboradores de fora (Espanha, Brasil, Argentina,...) e outros ainda (de cá) que queiram colaborar.
  • O mapa integra, neste momento, cerca de 200 blogues/sites de mais de quinze países. Aguardamos resposta a pedidos de parceria internacional para o projecto (madripolis.org e  www.cidadedemocratica.org.br de São Paulo já aceitaram). Fizeram-se convites a algumas personalidades para se tornarem embaixadores desta rede cívica.
  • Paralelamente foi lançado um desafio a uma empresa tecnológica de Aveiro para que desenvolva um site dedicado em regime de pro-bono.


O 'Think Tank Cívico' sobre cidades (isto é, um repositório de conhecimento técnico/científico sobre cidades - http://citiescivicthinktank.blogs.sapo.pt/) para o qual se disponibilizaram alguns colegas. O grupo ainda está a organizar ideias. Em breve daremos notícias.

 


Para além destas ideias está a funcionar um desafio chamado 'Rua das Ideias' (http://ruadasideias.blogs.sapo.pt/) que não tem colaboradores.

 


Para que conheça melhor os vários colaboradores desta iniciativa anexo uma pequena apresentação biográfica.

Agora ficamos à espera da sua adesão a este movimento de reflexão sobre as cidades.

Se desejar participar envie um email para cidadespelaretoma@gmail.com referindo a actividade/projecto onde quer dar o seu contributo.

 

[Cidades] http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/

[Rede de blogues] http://globalcity.blogs.sapo.pt/

[Repositório de conhecimento] http://citiescivicthinktank.blogs.sapo.pt/

[Ideias para animar as cidade] http://ruadasideias.blogs.sapo.pt/

http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma

publicado por JCM às 14:05 | comentar | favorito