'Free advice for communities to support neighbourhood planning'

Envio notícia sobre uma iniciativa que o governo inglês está a lançar designada 'Free advice for communities to support neighbourhood planning' no âmbito da política do 'New Localism' (agenda de descentralização e de redução do papel do Estado, onde se insere também a 'Big Society' http://www.thebigsociety.co.uk/).
Segundo a iniciativa (http://www.communities.gov.uk/news/newsroom/1886591) as comunidades locais passam a ter apoio técnico especializado gratuíto assegurado por um conjunto de instituições de referência (The Prince's Foundation, Locality, The Royal Town Planning Institute, National Association of Local Councils in partnership with the Campaign to Protect Rural England) para as ajudar a construir os seus planos locais em 'colaboração' com as autarquias locais.
A proposta de assessoria especializada gratuíta aos cidadãos (e comunidades) é muito interessante ainda que o quadro de desresponsabilização do papel do Estado no planeamento do território em Inglaterra seja preocupante.
Mas julgo que seria interessante criar em Portugal mecanismos de 'empowerment' e capacitação das comunidades locais feitos gratuítamente por organismos especializados (na linha do 'Cidades pela Retoma'). Seria uma boa forma de começarmos a mudar a realidade do poder local, com benefícios para o País.
JCM
publicado por JCM às 10:51 | comentar | favorito