PDM e desenvolvimento: a dimensão nacional e internacional do Porto (20 Julho)

A Região Norte se, por um lado se confronta com a necessidade de perseguir o nível de competitividade europeu, por outro, em processo de reestruturação económica e urbana, integra um país periférico e do Sul da Europa, em plena crise económica.
O Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário, menciona três "esferas de actividade" que compõem o planeamento territorial: o policentrismo urbano-rural de parceria, a paridade no acesso às infra-estruturas de conhecimento e o desenvolvimento sustentável e protecção do património natural e cultural. A agenda Europa 2020 fala de economia inteligente, sustentável e inclusiva.
Neste contexto, qual o papel do Porto? Em e para Portugal, Europa e Mundo?
Qual a importância do planeamento?
Quais os desafios estratégicos nos domínios ambiente / sociedade / economia?
O desafio está lançado.
José Carlos Marques dos Santos, Reitor da Universidade do Porto, José Rio Fernandes, Geógrafo, Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,tentarão dar respostas ou pistas de reflexão para a procura de respostas.
Participe. Venha debater com eles.
PDM e desenvolvimento: a dimensão nacional e internacional do Porto
Dia 20 de Julho, 21h30
Centro Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega


P´la Campo Aberto
Vitor Silva
http://www.campoaberto.pt/2011/07/01/cinco-anos-de-pdm-plano-estrategico-de-uma-cidade-sustentavel-de-media-dimensao-%E2%80%9Cancora-inovadora%E2%80%9D-do-noroeste-peninsular/
publicado por JCM às 13:33 | comentar | favorito