O que é o movimento 'Cidades pela Retoma'?

Pretendemos com o movimento 'Cidades pela Retoma' colocar as comunidades de cada cidade a reflectir sobre o que podem fazer para animar (do ponto de vista social e económico) as suas cidades, um pequeno contributo para reagir à crise económica.
A metodologia terá momentos de encontro (debates) e momentos de troca de informação através da internet (mailing-list, blogue e facebook).
O primeiro encontro será amanhã e depois no Porto (Clube Literário do Porto), e pretende iniciar a problematização da questão (papel das cidades na retoma), não sendo ainda intenção focalizar exclusivamente a questão na cidade de Porto. Deverão seguir-se outros, provavelmente em Lisboa e em Aveiro.
No final pretendemos que cada cidade desenhe um plano de acção para a crise ('agenda local para a retoma') que contenha um conjunto de pequenas ideias, de 'baixo custo' e 'alto valor acrescentado', de execução e efeito rápido e visível, pelas quais os cidadãos e instituições se deverão responsabilizar por executar e avaliar.
JCM
publicado por JCM às 12:57 | favorito