5 passos para esta campanha [2011 Ano Europeu das Actividades de Voluntariado Que Promovam Uma Cidadania Activa]
Campanha Cívica ‘Cidades para a Retoma’ | 5 passos
http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/
Objectivo
Num momento de particular dificuldade financeira e económica do país, a campanha cívica ‘Cidades pela Retoma’ pretende sensibilizar os poderes públicos (nacionais e locais), os agentes económicos e sociais e os cidadãos para a pertinência e oportunidade de reflectir sobre o papel das cidades na retoma económica.
A campanha que agora se inicia insere-se num desafio cívico internacional designado ‘No economic recovery without cities’, iniciativa desenvolvida no espírito da “World Urban Campaign” (http://www.unhabitat.org/) que as Nações Unidas estão a levar a cabo em 2010.
Conceito
A campanha irá mobilizar os cidadãos, em particular os especialistas da temática das cidades (técnicos e cientistas), empresários, personalidades das artes, cultura e dos media e, ainda, individualidades que desempenhem cargos de responsabilidade política a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a retoma’.
5 passos para concretizar a ideia
- Divulgue a Campanha ‘Cidades pela Retoma’ - ela só terá força se formos muitos!
- Visite o Blog (http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/)
- Associe-se à Página do Facebook (http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma )
- Inscreva-se na Mailing-list (http://groups.google.pt/group/cidadespelaretoma)
- Organize um grupo promotor local da campanha. Promova um encontro preliminar com as pessoas interessadas da sua cidade para pensar como a iniciativa pode ser levada a cabo e procure mobilizar especialistas ou investigadores que conheçam ou vivam na sua cidade (é importante trazer conhecimento técnico e científico para o processo de reflexão). Numa fase subsequente, convide alguns elementos da sua comunidade (economia, cultura, terceiro sector, ensino, saúde, política e media) para ajudar a participar no lançamento da ideia.
- Crie um blogue/site para informar a sua comunidade sobre a ideia. O blogue/site deve dar informação clara sobre: campanha e seus objectivos; contactos dos promotores; iniciativas desenvolvidas ou a desenvolver (calendário); exemplos de recursos/dinâmicas relevantes da cidade (que ajudem a mobilizar para a acção).
- Promova um conjunto de conversas informais sobre o papel da sua cidade na ‘retoma económica’ onde se procure: i) discutir e compreender os ‘problemas económicos e sociais’ da cidade; ii) identificar recursos potenciais; iii) desenhar agenda de questões prioritárias para a retoma (com potencial para promover desenvolvimento económico e social); iv) partilhar experiências inovadoras (locais, nacionais ou internacionais) nos domínios prioritários; iv) procurar pistas de resposta;
- No final dos debates deverá haver a preocupação de produzir ‘uma agenda local para a retoma económica’ (propostas de dinamização e animação económica e social das cidades) na qual a comunidade se deve rever e que deverá funcionar como uma recomendação para acção (pública e privada) à escala local, com partilha à escala nacional (o contributo das Cidades para uma ‘Agenda Nacional para a Retoma’)
Não se esqueçam de ir enviando informação sobre o desenvolvimento do processo e resultados (email: cidadespelaretoma@gmail.com ).