Bem vindos!
Bem vindos ao lançamento virtual do Movimento 'Cidades pela Retoma'.
1. Como sabem este movimento cívico pretende estimular uma reflexão colectiva sobre o 'papel das cidades (e de cada uma das nossas cidades) na retoma económica', num momento de particular dificuldade da vida do país e dos seus cidadãos.
2. Queremos que esta dinâmica seja mobilizadora dos cidadãos que, um pouco por todo o país, desejam fazer algo pelas suas comunidades e pretendemos que o movimento integre pessoas com diferentes sensibilidades e percursos pessoais/profissionais (dos cidadãos 'comuns' aos especialistas da temática das cidades, passando por empresários, personalidades das artes, cultura e dos media e individualidades que desempenhem cargos de responsabilidade política). Desejamos com esta abordagem valorizar a importância das várias formas de conhecimento (do empírico ao técnico/científico) e estimular diálogos e aproximações entre diferentes perspectivas!
3. Sugerimos que a reflexão, que o movimento dinamize, tenha dois momentos. Um mais genérico, centrado na discussão do papel que as cidades devem ter no desenvolvimento económico e social do país (e que se iniciará no debate de 20/21 Out. no Porto) e outro mais focalizada em cada uma das cidades onde se vierem a organizar 'grupos de debate' à escala local. Para este segundo momento produzimos um documento anexo ('5 passos') para o qual agradecemos os comentários!
4. Para além do ponto de encontro virtual (na mailing-list - http://groups.google.pt/group/cidadespelaretoma), onde iremos trocando impressões, convidamo-los a editar directamente pequenas notas na página do Facebook (http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma) ou a enviar informação para publicação no blogue (http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/) utilizando o email cidadespelaretoma@gmail.com.
5. Como dissemos anteriormente, a iniciativa vai ter um primeiro evento no Porto, nos próximos dias 20 e 21 de Outubro, às 21h, numa iniciativa organizada pela Associação de Cidadãos do Porto (http://www.acdporto.org/), a quem gostaríamos de agradecer todo o apoio e disponibilidade. Foram convidados para essas sessões um conjunto de especialistas que nos irão ajudar a problematizar a questão. Convidamo-los a estar presente no arranque desta empolgante (e difícil) caminhada.
6. Finalmente, gostaríamos que o movimento criasse dinâmicas de reflexão em várias cidades portuguesas, desejavelmente, e numa primeira fase, naquelas onde houver maior 'massa crítica'. Se puderem ser promotores ou indutores dessas dinâmicas era óptimo.
7. Relembramos que esta é uma iniciativa cívica, não profissional, pelo que apelamos ao vosso envolvimento voluntário e dedicado a esta causa que a todos motiva e preocupa.
Terminamos referindo que este é um espaço informal, sem protocolos. Esperamos que se sintam à vontade para conversar e que o nosso encontro seja frutuoso.
Um abraço
José Carlos Mota
membro do Movimento 'Cidades pela Retoma'
Aveiro
cidadespelaretoma@gmail.com
josecarlosmota@gmail.com